terça-feira, 29 de setembro de 2009

CANIL DAEN



O canil Daen surgi nessa data, com objetivo de preservar a raça e criar com responsabilidade atrás do Akita perfeito. Essa meta, buscamos sempre trabalhando com uma filosofia de seriedade, responsabilidade e respeito com os cães e para seu bem estar individual, social e biológico. O fato mais importante para nós é saúde dos nossos cães. Com essa cautela, nós fazemos acasalamentos planejados e selecionados para termos cães saudáveis, com uma estrutura e tipicidade dentro do padrão da FCI (Federação Cianológica Internacional). Buscamos selecionar também o temperamento adequado do akita a qual comentaremos nesse blogger.

A origem do canil daen, surge quando há 4 anos, com a minha paixão por cães estava morando em uma casa a qual necessitava de um cão e comecei a pesquisar qual seria a melhor raça que se adequava a meu estilo de vida. Como sempre fui apaixonado com os cães do grupo V, e meu primeiro contato com cães, exposições e a cinofilia foi com Huskys siberianos que por fatalidade me foram quitados. Então, anos depois, fui a uma exposição na Cidade de Curitiba com objetivo de conhecer os criadores da raça, as linhas de sangue e com certeza ver os cães que mais me agradavam.

Nesse dia, estou vendo os acampamentos quando vejo dois cães impressionantes que me fascinaram e me enlouqueceram e pensei que um desses cães seria a raça que eu iria escolher. Um deles era Russ um akita americano lindo, de propriedade do canil spetacollo de Marcelo Horner, com excelente temperamento que me impressionou bastante e outro era Akio go Yamada, cão espetacular com uma nobreza única, que se diferenciava dos demais. Nesse momento me desesperei atrás de encontrar os proprietários desses cães com objetivo de conhecer mais sobre essas duas raças.

Minha mente se transportou a lindos momentos do passado, em que tive meu primeiro contato com a cinofilia e com estudos que fazíamos no Kennel Club Boliviano - Sede La Paz, quando conheci pessoas muito importantes e grandes conhecedores de cães o Sr Jose Losa Quiroga, Sr. Mijahil Terceros e um grande amigo e irmão Sr Humberto Rodrigues que foi o responsável por me apresentar a raça Akita e mostrar-me as qualidades dessa raça com uma fêmea espetacular chamada Daga. Realmente, quando conheci a raça foi quando estava existindo a separação da raça Akita em Akita americano e Akita japones ou inu.

Ao estar nesse impasse para decidir qual das duas raças eu iria adquirir meu primeiro exemplar, eu vejo um filhote que me tocou em ver seu temperamento, sua atitude seu brilho e sua nobreza. Esse cão nada mais e nada menos era Dairim Go Higashi. Pensei de imediato esse cão é o que eu quero e imediatamente me aproximei de seu handler Adelton Caetano. Uma pessoa extremamente atenciosa, que me informou sobre a raça e me apresentou a proprietária e criadora desse lindo exemplar a Dra. Melissa dos Santos Pês e proprietária do canil. Passamos horas conversando sobre a raça, sobre cuidados com os akitas, falando sobre temperamento. Mas eu estava decidido que queria ter Darim, mas, infelizmente, esse cão não estava a venda. Foi quando ela me ofereceu uma fêmea que também era filha de Akio com Yasumi go yamada. Como realmente estava obsessionado a ter um cão e vi essa femea, com uma estrutura extremamente correta, aprumes perfeitos um movimento único. Por tanto, uma cadela, que me apaixonei também e pensei que seria um ótimo cão para se tornar um proprietário de akita. Mas minha intenção era me tornar um criador no futuro e chegar a grandes frutos. Essa seria a primeiro exemplar de muitos que estavam por vir. Então fui a casa, estudar a linha de sangue desses cães, a origem, suas qualidades e com esse estudo cheguei a conclusão que essa fêmea era perfeita para ser matriz do meu canil. No outro dia, me encontrei com a Dra. Melissa e adquiri esse primeiro exemplar, quando fui a sua casa e Chiyoko go Higashi, veio para casa junto comigo de forma impulsiva sem comentar com ninguém. Chegando em casa com essa linda filhote, minha esposa e minha filha se apaixonaram e até o dia de hoje é a paixão delas.

Mas na visita ao canil, conheci dois cães maravilhosos que me impressionaram ainda mais, um era Juuy go Yamada e uma fêmea muito típica Rie Higashi go Yamada e falei com ela para que quando cruzasse os dois eu ficaria com pelo menos um macho dessa ninhada. Se passaram alguns meses e nasceram a sua ninhada E. Uma ninhada espetacular com lindos cães que estão colocados em canis muito respetidados e conhecidos para melhorar o plantel. Mas eu queria um macho e tinha a preferência quando, fui ver a ninhada ainda muito pequena e vi uma fêmea espetacular a qual não me equivoquei e acabei ficando com ela e um macho também. Essa fêmea hoje não necessita de apresentação para pessoas que acompanham a raça akita no Brasil. É sem duvida uma das fêmeas com mais conquistas da raça, com certeza é um expoente da raça. Ela se chama Enka go Higashi. Essa fêmea me trouxe muitas alegrias, a e o com seu temperamento passou a ser minha alma, e com uma empatia incrível comigo.

Nesse momento, já estava tinha três akitas e comecei sim estudar mais para me tornar um criador. Estava com Chiyoko go Higashi, Erai go Higashi e Enka go Higashi. Até que um certo dia entra em contato comigo a Dra. Melissa que por seus motivos estava doando seus cães, e o primeiro que pensei foi Darim go Higashi eu quero. Analizando, a situação que estava iniciando um criadeiro e Melissa com a sua experiência poderiamos montar uma co-propriedade no canil higashi. E assim me tornei co-proprietário do canil Higashi. Foi nesse momento, que logramos muitos exitos que contarei em outra oportunidade.

Por motivos de profissionais tive que viajar, e não tinha com quem cuidar os meus cães em outubro de 2008. E com isso a Dra. Melissa ficou com os cães que me pertenciam e também os cães que já eram de sua propriedade. E agora eu retorno, mas ela realmente esta apaixonada por todos os cães e eu reinicio com meu canil próprio e o nome é uma homenagem a esses dois cães que me fascinaram Dairim Enka. Ou seja DAEN. E o novo cão para reiniciar que quer representa esse reinio é SEIKOO "DAEN" HIGASHI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário